ESCOLA DE SAÚDE UNYLEYA






Curso Pós-Técnico em

Saúde da Família



A quem se destina

Técnico em Enfermagem Técnico em Agente Comunitário de Saúde Técnico em Gerência de Saúde Técnico em Cuidados de Idosos Técnico em Nutrição e Dietética Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos Técnico em Saúde Bucal Técnico em Vigilância em Saúde E outros profissionais que atuem ou possuam experiência na área e que tenham interesse em aprimorar sua qualificação.

Porque fazer

O conceito de Saúde da Família não é recente. Na verdade, todas as profissões de saúde surgiram a partir do modelo de Saúde da Família, em uma época onde não havia especialistas e todos os familiares eram examinados pelo mesmo profissional, geralmente um médico. Por muitos séculos esse foi o modelo predominante. Com o avanço do conhecimento e da medicina, as especialidades foram surgindo, assim como outras profissões de saúde. O que aparentemente foi um grande sucesso no avanço da medicina, trouxe também um afastamento da visão do paciente como um todo. Com os especialistas, muitas vezes, os pacientes são enxergados como um conjunto de órgãos ou sistemas e com isso, importantes questões relacionadas ao meio-ambiente em que vive, a saúde mental, nutricional, econômico-social, dentre outras, passaram a ser deixadas de lado, com grande prejuízo para os pacientes. Estima-se que o generalista é capaz de diagnosticar e tratar cerca de 70% das doenças na comunidade, sem a necessidade de especialistas. Quando o atendimento é multidisciplinar e tem um acompanhamento realizado por equipe, esse número é ainda maior. Assim, o modelo de Saúde da Família foi voltando em diversos países; notadamente no Reino Unido, no Canadá e na França. O Brasil, que é um país de dimensões continentais possui todas as condições que pedem a adoção de um modelo nesse sentido e por essa razão, já há alguns anos, os programas de Saúde da Família passaram a ser implementados em todo o país, pelo Ministério da Saúde, como também pelos estados e municípios. É um programa com boa resolução, baixo custo, alta penetrabilidade, baixa complexidade e bons resultados. Nesse modelo, o especialista só é utilizado quando a equipe de Saúde da Família, entende ser realmente necessário. Isso aumenta as chances de sucesso e adesão ao tratamento, reduzindo o tempo de espera para as especialidades. O paciente é visto dentro do ambiente em que vive, com todas as suas características e peculiaridades. Nesse contexto, o técnico possui importante atuação, dependendo de sua área de formação. Nossa Certificação Pós-técnica faz uma abordagem multidisciplinar de tal forma a trazer o conhecimento necessário para atuação em Saúde da Família, de profissionais com diferentes formações em nível técnico.

  • Duração do curso: 4 meses
  • Carga horária: 320 horas
  • Modalidade: EAD

Ao final do curso você será capaz de:

- Identificar condições de urgência e emergência em ambiente pré-hospitalar, em situações clínicas e trauma; - Conhecer os procedimentos de suporte básico de vida de tal forma a poder emprega-lo no pré-hospitalar; - Conhecer e estar apto para iniciar os procedimentos de instalação de Posto de Comando; - Estar apto a iniciar o Sistema de Comando de Incidentes sempre que necessário, bem como reconhecer as diferentes funções empregadas durante o socorro; - Aplicar as técnicas e protocolos de triagem em situações de desastre e de incidente com múltiplas vítimas; - Reconhecer as diferentes fases de atendimento pré-hospitalar; - Atuar em apoio à Regulação Médica nas centrais de atendimento pré-hospitalar; - Identificar os recursos necessários a serem empregados em diferentes situações de urgência e emergência e como solicitar o apoio necessário; - Conhecer os protocolos de atendimento e de solicitação de suporte aeromédico; - Saber utilizar os recursos existentes no atendimento pré-hospitalar; - Identificar situações de risco e estar apto a propor medidas de mitigação e de preparação para emergências e desastres;

Grade Curricular

DISCIPLINAS HORAS
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA 40h
SAÚDE DA CRIANÇA E SAÚDE DO ADOLESCENTE E DO JOVEM 40h
SAÚDE DA FAMÍLIA E EPIDEMIOLOGIA 40h
SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER 40h
SAÚDE DO IDOSO 40h
SAÚDE MENTAL 40h
SAÚDE PREVENTIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE 40h
SUPORTE BÁSICO DE VIDA E SOCORROS DE EMERGÊNCIA 40h

Onde você poderá trabalhar?

Os profissionais com formação em Saúde da Família podem atuar em programas governamentais em nível federal, estadual ou municipal. Também podem trabalhar com organizações não-governamentais e humanitárias. Há diversas ações comunitárias realizadas por instituições religiosas, como também de iniciativa em pequenas comunidades onde os profissionais são contratados para atuar em áreas ribeirinhas e de acesso precário. As Forças Armadas através de seus programas sociais e batalhões de fronteira, também possuem grande interesse em profissionais com formação em Saúde da Família, trazendo grande benefício para as populações ali assistidas.

QUERO SABER MAIS