ESCOLA DE SAÚDE UNYLEYA






Curso Pós-Técnico em

Saúde do Idoso e Gerontologia



A quem se destina

- Técnico em Massoterapia - Técnico em Cuidados de idosos - Técnico em Enfermagem - Técnico em Estética - Técnico em Farmácia - Técnico em Nutrição e Dietética E outros profissionais que atuem ou possuam experiência na área e que tenham interesse em aprimorar sua qualificação.

Porque fazer

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil em menos de dez anos, verificou um aumento em 8,5 milhões no número de idosos, que em 2017, registrava 26 milhões de pessoas com mais de 60 anos. A projeção é de que em 2027, o país alcançará o número de quase 38 milhões de idosos. Ocorre, no entanto, que apesar desse crescimento em termos populacionais, o acesso dos idosos aos serviços de saúde, sobretudo aqueles especializados, ainda é bastante precário. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, apesar de cerca de 12% da população brasileira ser composta por idosos, há menos que 1500 geriatras no país, ou seja, um para cada 24 mil idosos, o que demonstra a dificuldade no acesso ao cuidado especializado. Na área de enfermagem esse número não é muito diferente. Há, portanto, uma grande demanda por profissionais de diferentes áreas de saúde, no cuidado integrado e multidisciplinar do idoso.

  • Duração do curso: 4 meses
  • Carga horária: 320 horas
  • Modalidade: EAD

Ao final do curso você será capaz de:

Cuidar de idosos independentes ou dependentes, acamados ou não. Desenvolver atividades físicas que considerem os limites da capacidade funcional do idoso. Supervisionar e administrar medicamentos conforme prescrição medica. Realizar curativos, nebulizações, banhos de leito e verificação de sinais vitais da população idosa.

Grade Curricular

DISCIPLINAS HORAS
ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE 40h
GERIATRIA 40h
GERONTOLOGIA 40h
GERONTOPEDAGOGIA 40h
NUTRIÇÃO DO IDOSO 40h
POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICA PARA IDOSOS 40h
SAÚDE MENTAL DO IDOSO 40h
SAÚDE PREVENTIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE 40h

Onde você poderá trabalhar?

A assistência ao idoso ocorre em diferentes níveis de atendimento, o que inclui as unidades básicas de saúde, hospitais, clínicas, casas de repouso, como também em serviços de home care, na Saúde da Família, nos cuidados domiciliares, dentre várias outras possibilidades

QUERO SABER MAIS