Curso Pós-Técnico em

Atendimento Pré-Hospitalar e Desastres



A quem se destina

Técnico em Enfermagem Técnico em Agente Comunitário de Saúde Técnico em Gerência de Saúde Técnico de Imobilizações Ortopédicas Técnico em Ações de Comandos Técnico em Combate a Incêndio, Resgate e Prevenção de Acidentes de Aviação Técnico em Forças Especiais Técnico em Guarda e Segurança Técnico em Infantaria Técnico em Defesa Civil Técnico em Segurança do Trabalho E outros profissionais que atuem ou possuam experiência na área e que tenham interesse em aprimorar sua qualificação.

Porque fazer

O Atendimento Pré-hospitalar ao longo dos anos, vem se tornando cada vez mais necessário e presente no cotidiano das pessoas. Trata-se de uma área em constante expansão e que é responsável pelo atendimento de urgência e emergência em qualquer ambiente fora do hospital. Ou seja, na via pública, nas residências, nas escolas, no comércio, nos parques, etc. Os profissionais dessa área precisam conhecer não apenas as rotinas de atendimento, que possuem algumas diferenças das adotadas em hospitais, mas também temas relacionados ao socorro em desastres, atendimento com aeronaves, triagem de pacientes, dentre outras. A ocorrência de desastres por sua vez, requer o conhecimento especializado para atuar de tal forma a rapidamente iniciar o Posto de Comando e demais medidas para instalação do Sistema de Comando de Incidentes. O profissional dessa área possui grande campo de atuação, tanto em organizações públicas, como privadas e não governamentais. Os profissionais de saúde certificados nessa área certamente encontrarão grande campo de atuação, sobretudo nas empresas de atendimento pré-hospitalar, enquanto que os demais profissionais, poderão atuar em organizações públicas e privadas na área de gestão de emergências e desastres. O Brasil possui grande histórico de ocorrência de desastres e nessas situações fica evidente a necessidade de profissionais com conhecimento adequado para a resposta a situações críticas e solicitar os recursos necessários ao atendimento. A possibilidade de ocorrência de acidentes de trabalho aliada a necessidade de socorro rápido e especializado faz com que a Saúde do Trabalho também encontre nessa certificação importante área de conhecimento.

  • Duração do curso: 4 meses
  • Carga horária: 320 horas
  • Modalidade: EAD

Ao final do curso você será capaz de:

- Identificar condições de urgência e emergência em ambiente pré-hospitalar, em situações clínicas e trauma; - Conhecer os procedimentos de suporte básico de vida de tal forma a poder emprega-lo no pré-hospitalar; - Conhecer e estar apto para iniciar os procedimentos de instalação de Posto de Comando; - Estar apto a iniciar o Sistema de Comando de Incidentes sempre que necessário, bem como reconhecer as diferentes funções empregadas durante o socorro; - Aplicar as técnicas e protocolos de triagem em situações de desastre e de incidente com múltiplas vítimas; - Reconhecer as diferentes fases de atendimento pré-hospitalar; - Atuar em apoio à Regulação Médica nas centrais de atendimento pré-hospitalar; - Identificar os recursos necessários a serem empregados em diferentes situações de urgência e emergência e como solicitar o apoio necessário; - Conhecer os protocolos de atendimento e de solicitação de suporte aeromédico; - Saber utilizar os recursos existentes no atendimento pré-hospitalar; - Identificar situações de risco e estar apto a propor medidas de mitigação e de preparação para emergências e desastres;

Grade Curricular

DISCIPLINAS HORAS
ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA EM EVENTOS DE GRANDE PÚBLICO 40h
ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR 40h
ESTUDO DE CASOS EM EMERGÊNCIAS E DESASTRES 40h
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE EMERGÊNCIAS, DESASTRES E EPIDEMIAS 40h
SISTEMA DE COMANDO DE INCIDENTES-ICS 40h
SITUAÇÕES COMPLEXAS EM APH 40h
SUPORTE BÁSICO DE VIDA 40h
TRANSPORTE DO PACIENTE CRÍTICO E RESGATE AEROMÉDICO 40h

Onde você poderá trabalhar?

O campo de atuação é bastante amplo. Os Técnicos de Enfermagem podem atuar no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), existente em todos estados brasileiros, como também em serviços de emergência pré-hospitalar privados. Há diversas empresas que prestam atendimento de urgência e emergência em domicílio, como também em qualquer local pré-hospitalar. Há ainda os serviços de emergência que atuam em rodovias, contratados por concessionárias, bem como organizações não governamentais, que atuam em situações de catástrofe. Os Corpos de Bombeiros, Polícias Militares e Forças Armadas, atuam em atendimento pré-hospitalar e desastres, em diversas áreas e possuem técnicos de diferentes campos de atuação em seus quadros. Além disso, podem atuar como docentes em cursos de primeiros socorros na formação de socorristas. Os técnicos provenientes de áreas que não sejam diretamente relacionados à assistência de saúde, podem atuar na resposta de desastres e emergências, bem como nos órgãos de Segurança Pública, incluindo a Defesa Civil.

QUERO SABER MAIS