Curso Pós-Técnico em

Saúde Pública



A quem se destina

Técnico em Enfermagem Técnico em Agente Comunitário de Saúde Técnico em Gerência de Saúde Técnico em Cuidados de Idosos Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos Técnico em Vigilância em Saúde Técnico em Controle Ambiental Técnico em Farmácia Técnico em Meio-ambiente Técnico em Nutrição e Dietética Técnico em Registro e Informações em Saúde Técnico em Saúde Bucal E outros profissionais que atuem ou possuam experiência na área e que tenham interesse em aprimorar sua qualificação.

Porque fazer

A Saúde Pública é uma das áreas mais antigas da Medicina e todas as vezes que foi negligenciada ou tratada de forma secundária, a humanidade se viu diante de sérios riscos, como na Peste Negra e muitas outras epidemias. Na maioria das vezes o primeiro contato do paciente com doença infectocontagiosa se dá na unidade básica de saúde ou mesmo com o especialista. Na ausência de um bom sistema de Vigilância Sanitária, rapidamente epidemias podem se instalar e nesse contexto, o profissional de Saúde Pública é fundamental. Contudo, a Saúde Pública não está apenas relacionada ao combate de epidemias. Várias são as doenças que podem ser evitadas e através de programas de promoção da Saúde, as comunidades podem ser mobilizadas para uma série de ações individuais e coletivas que visam reduzir o número de mortalidade e morbidade na região. Há ainda a importante ação do profissional de Saúde Pública, na preparação e resposta aos desastres naturais, que com frequência provocam graves danos às comunidades atingidas. Todos os anos, assistimos tragédias decorrentes de chuvas fortes, desabamentos, inundações, mas também tornados, em diversas regiões do país.

  • Duração do curso: 4 meses
  • Carga horária: 320 horas
  • Modalidade: EAD

Ao final do curso você será capaz de:

- Identificar condições de urgência e emergência em ambiente pré-hospitalar, em situações clínicas e trauma; - Conhecer os procedimentos de suporte básico de vida de tal forma a poder emprega-lo no pré-hospitalar; - Conhecer e estar apto para iniciar os procedimentos de instalação de Posto de Comando; - Estar apto a iniciar o Sistema de Comando de Incidentes sempre que necessário, bem como reconhecer as diferentes funções empregadas durante o socorro; - Aplicar as técnicas e protocolos de triagem em situações de desastre e de incidente com múltiplas vítimas; - Reconhecer as diferentes fases de atendimento pré-hospitalar; - Atuar em apoio à Regulação Médica nas centrais de atendimento pré-hospitalar; - Identificar os recursos necessários a serem empregados em diferentes situações de urgência e emergência e como solicitar o apoio necessário; - Conhecer os protocolos de atendimento e de solicitação de suporte aeromédico; - Saber utilizar os recursos existentes no atendimento pré-hospitalar; - Identificar situações de risco e estar apto a propor medidas de mitigação e de preparação para emergências e desastres

Grade Curricular

DISCIPLINAS HORAS
EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE PÚBLICA E COMUNITÁRIA 40h
EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIAS EM SAÚDE 40h
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE EMERGÊNCIAS, DESASTRES E EPIDEMIAS 40h
POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICA 40h
SAÚDE DA FAMÍLIA E SAÚDE PÚBLICA 40h
SAÚDE PREVENTIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE 40h
SAÚDE PÚBLICA E MEIO-AMBIENTE 40h
SUPORTE BÁSICO DE VIDA E SOCORRO DE EMERGÊNCIA 40h

Onde você poderá trabalhar?

Os profissionais com formação em Saúde Pública podem atuar em organismos públicos e privados, como também em organizações não governamentais e humanitárias. Podem também trabalhar em unidades básicas de saúde, em universidades, em órgãos de pesquisa, em programas governamentais, nas Forças Armadas, na Defesa Civil, dentre várias outras possibilidades.

QUERO SABER MAIS