Curso de Graduação em

Enfermagem

Curso de Graduação emEnfermagem

10 semestres
4.110 horas
Presencial
Apresentação
O que esperar do seu curso?

Constituem objetivos específicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem:
• desenvolver a capacidade crítica do estudante na análise da realidade de saúde da população;
• proporcionar situações em que o estudante possa refletir sobre a influência da concepção do indivíduo como um ser histórico e social na determinação do processo saúde-doença;
• desenvolver habilidades para a realização de ações de cuidado;
• gerar capacidade de intervenção nos problemas de saúde da população;
• proporcionar ao estudante o equilíbrio entre o desenvolvimento das competências técnicas, científicas e humanísticas, por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
• permitir ao estudante seu aprendizado interdisciplinar visando à integração entre teoria e prática;
• buscar o desenvolvimento de atividades acadêmicas integrando o ensino, o serviço de saúde e a comunidade;
• refletir sobre o processo de trabalho em saúde e na Enfermagem, buscando atuação ética e visando à transformação do modelo assistencial em saúde;
• desenvolver a capacidade do estudante de atuar na equipe multiprofissional/interdisciplinar de saúde, buscando a integralidade da atenção à saúde do indivíduo;
• possibilitar a formação técnica e crítica tendo como referência os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

  • Duração do curso: 5 anos (10 semestres)
  • Requisitos: ter concluído o Ensino Médio
  • Turno: Noturno
  • Intercâmbio acadêmico: Universidade de Aveiro em Portugal.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

A organização curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto LeYa de Educação Superior é semestral. O limite mínimo estabelecido para a integralização do curso é de cinco anos (dez semestres), com o tempo máximo de conclusão definido conforme Regimento Institucional. O curso totaliza 4110 horas, sendo 2355 horas-aula de atividades teóricas, 720 h de práticas, 885 horas de estágios curriculares obrigatórios, e 150 horas de atividades complementares que somadas equivalem a 274 créditos. Vale destacar que o Curso de Enfermagem prevê na sua organização curricular um conjunto de disciplinas denominadas Vivências em saúde a partir do 1º semestre do curso, o que oportuniza aos estudantes o contato com a realidade do mundo do trabalho em saúde, abrangendo o ambiente hospitalar, a rede básica de saúde, instituições de ensino e organizações não-governamentais.
As atividades práticas supervisionadas (APS) iniciam no 3º semestre, permitindo na disciplina, a efetiva integração teoria e prática, respeitando-se, sempre, as orientações dos serviços de saúde e do Conselho Federal de Enfermagem, através da resolução COFEN nº 371/2010. Já os estágios curriculares obrigatórios ocorrem nos três últimos semestres do curso (8°, 9º e 10º, respectivamente) na rede básica de serviços de saúde e comunidades e em hospitais gerais e especializados e ambulatórios.
Ademais, o Curso de Enfermagem busca desenvolver nas estudantes competências para a atuação num mundo moderno e globalizado, para tanto a organização curricular prevê a utilização de ferramentas tecnológicas em determinadas disciplinas como estratégia de inserção na era tecnológica.
Dessa forma, a matriz curricular está organizada em módulos progressivos e integrados de formação, de acordo com os princípios que regem a assistência ao paciente, em que o desenvolvimento das competências e habilidades do enfermeiro(a), a aquisição de valores éticos e a cultura da sensibilidade estão centrados no conceito de respeito ao paciente.
Essa organização curricular atende ao princípio da política da equidade por reconhecer e valorizar conhecimentos, competências e habilidades e atitudes adquiridas pelo aluno dentro ou fora da escola, inclusive no mundo do trabalho.
A matriz curricular apresenta uma proposta flexível de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, no sentido em que transcende os espaços da sala de aula e da mera transmissão de conhecimentos, permitindo sua construção com base epistemológica por meio da flexibilização de metodologias e abordagens de ensino.
A flexibilização curricular contempla a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na medida em que possibilita diferentes opções de ensino e aprendizagem, incluindo as disciplinas optativas, denominadas de Tópicos Especiais, bem como atividades complementares.
Por fim, para atender ao que dispõem o Parecer CNE/CES n.º 261/2006 e a Resolução CNE/CES nº 3/2007 quanto à carga horária mínima dos cursos superiores mensurada em horas (60 minutos), o efetivo trabalho acadêmico, desenvolvido pelo(a) docente e registrado neste Projeto Pedagógico de Curso, nos Planos de Ensino de cada Disciplina e nos Diários de Classe a elas referentes, deve especificar a carga horária como:
a) preleções e aulas expositivas presenciais, coordenadas e mediadas efetivamente pelo(a) docente em sala de aula;
b) atividades práticas supervisionadas (APS) e acompanhadas pelo (a) professor(a), desenvolvidas externamente à sala de aula.
Para o registro de quaisquer das atividades acadêmicas, tanto no Plano de Ensino, como no Diário de Classe, há dois novos campos a serem preenchidos por todas as Disciplinas e para todas as turmas, com exceção dos Estágios Curriculares Supervisionados:
a) campo da carga horária destinada a preleções e aulas expositivas;
b) campo da carga horária de atividades práticas supervisionadas (APS).

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
DISCIPLINA HORAS
1º Semestre
Citologia e Histologia 45h
Embriologia 45h
Anatomia Humana I 90h
Introdução as Ciências Sociais e saúde 30h
Políticas Públicas de Saúde 30h
Contexto Histórico e Exercício Profissional da Enfermagem 30h
Bioquímica e Biofísica 45h
Imunologia 45h
Vivências I 45h
2º Semestre
Fisiologia I 45h
Fisiologia II 45h
Anatomia Humana II 90h
Produção Textual I 30h
Construção Social do Processo Saúde Doença 30h
Introdução a Ciências da Enfermagem 30h
Farmacologia Aplicada à Assistência de Enfermagem I 45h
Microbiologia 45h
Vivências II 45h
3º Semestre
Processos Patológicos Gerais 45h
Genética e Biologia Molecular 45h
Semiologia e Semiotécnica 90h
Políticas e Sistemas de Saúde I 30h
Parasitologia 30h
Epidemiologia Descritiva 45h
Farmacologia Aplicada à Assistência de Enfermagem II 45h
Vivências III 45h
Produção Textual II 30h
4º Semestre
Métodos e Técnicas de Investigação Científica 45h
Ética e Bioética 30h
Epidemiologia Analítica 45h
Semiologia e Semiotécnica II 90h
Interpretação de Exames laboratoriais 45h
Políticas e Sistemas de Saúde II 30h
Tópicos Especiais I 30h
Sistematização da Assistência de Enfermagem 45h
Vivências IV 45h
5º Semestre
Saúde, Gênero e Direitos humanos 30h
Cuidados de Enfermagem em Agravos Transmissíveis 45h
Atenção à Saúde da Família 45h
Enfermagem na Saúde do Neonato e da criança 90h
Segurança do Paciente 30h
Tópicos Especiais II 30h
Saúde do Adulto I 45h
Introdução à Administração e Gerenciamento em Enfermagem 45h
Vivências V 45h
6º semestre
Saúde Mental 45h
Saúde do Adolescente e Escolar 45h
Saúde do Adulto II 90h
Práticas Educativas em Saúde 30h
Tecnologias de Informação e Comunicação em saúde 30h
Tópicos Especiais III 30h
Administração e Gerenciamento em enfermagem 45h
Saúde da Mulher I 45h
Vivências VI 45h
7º Semestre
Saúde Mental II 45h
Enfermagem em Geriatria e Gerontologia 45h
Saúde da Mulher II 90h
Atenção básica em saúde 30h
Tópicos Especiais IV 30h
Enfermagem em Oncologia 30h
Enfermagem Cirúrgica I 45h
Cuidados de Enfermagem em Situações Críticas I 45h
Vivências em Saúde VII 45h
8º Semestre
Cuidados de Enfermagem em Situações Críticas II 90h
Enfermagem Cirúrgica II 90h
Estágio Curricular Supervisionado I 180h
Vivências em Saúde VIII 45h
9º Semestre
Estágio Curricular Supervisionado II 330h
Trabalho de Conclusão de Curso I 45h
10º Semestre
Estágio Curricular Supervisionado III 330h
Trabalho de Conclusão de Curso II 45h

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