Curso de Graduação em
Curso de Graduação emEnfermagem
Constituem objetivos específicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem:
• desenvolver a capacidade crítica do estudante na análise da realidade de saúde da população;
• proporcionar situações em que o estudante possa refletir sobre a influência da concepção do indivíduo como um ser histórico e social na determinação do processo saúde-doença;
• desenvolver habilidades para a realização de ações de cuidado;
• gerar capacidade de intervenção nos problemas de saúde da população;
• proporcionar ao estudante o equilíbrio entre o desenvolvimento das competências técnicas, científicas e humanísticas, por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
• permitir ao estudante seu aprendizado interdisciplinar visando à integração entre teoria e prática;
• buscar o desenvolvimento de atividades acadêmicas integrando o ensino, o serviço de saúde e a comunidade;
• refletir sobre o processo de trabalho em saúde e na Enfermagem, buscando atuação ética e visando à transformação do modelo assistencial em saúde;
• desenvolver a capacidade do estudante de atuar na equipe multiprofissional/interdisciplinar de saúde, buscando a integralidade da atenção à saúde do indivíduo;
• possibilitar a formação técnica e crítica tendo como referência os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
A organização curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto LeYa de Educação Superior é semestral. O limite mínimo estabelecido para a integralização do curso é de cinco anos (dez semestres), com o tempo máximo de conclusão definido conforme Regimento Institucional. O curso totaliza 4110 horas, sendo 2355 horas-aula de atividades teóricas, 720 h de práticas, 885 horas de estágios curriculares obrigatórios, e 150 horas de atividades complementares que somadas equivalem a 274 créditos. Vale destacar que o Curso de Enfermagem prevê na sua organização curricular um conjunto de disciplinas denominadas Vivências em saúde a partir do 1º semestre do curso, o que oportuniza aos estudantes o contato com a realidade do mundo do trabalho em saúde, abrangendo o ambiente hospitalar, a rede básica de saúde, instituições de ensino e organizações não-governamentais.
As atividades práticas supervisionadas (APS) iniciam no 3º semestre, permitindo na disciplina, a efetiva integração teoria e prática, respeitando-se, sempre, as orientações dos serviços de saúde e do Conselho Federal de Enfermagem, através da resolução COFEN nº 371/2010. Já os estágios curriculares obrigatórios ocorrem nos três últimos semestres do curso (8°, 9º e 10º, respectivamente) na rede básica de serviços de saúde e comunidades e em hospitais gerais e especializados e ambulatórios.
Ademais, o Curso de Enfermagem busca desenvolver nas estudantes competências para a atuação num mundo moderno e globalizado, para tanto a organização curricular prevê a utilização de ferramentas tecnológicas em determinadas disciplinas como estratégia de inserção na era tecnológica.
Dessa forma, a matriz curricular está organizada em módulos progressivos e integrados de formação, de acordo com os princípios que regem a assistência ao paciente, em que o desenvolvimento das competências e habilidades do enfermeiro(a), a aquisição de valores éticos e a cultura da sensibilidade estão centrados no conceito de respeito ao paciente.
Essa organização curricular atende ao princípio da política da equidade por reconhecer e valorizar conhecimentos, competências e habilidades e atitudes adquiridas pelo aluno dentro ou fora da escola, inclusive no mundo do trabalho.
A matriz curricular apresenta uma proposta flexível de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, no sentido em que transcende os espaços da sala de aula e da mera transmissão de conhecimentos, permitindo sua construção com base epistemológica por meio da flexibilização de metodologias e abordagens de ensino.
A flexibilização curricular contempla a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na medida em que possibilita diferentes opções de ensino e aprendizagem, incluindo as disciplinas optativas, denominadas de Tópicos Especiais, bem como atividades complementares.
Por fim, para atender ao que dispõem o Parecer CNE/CES n.º 261/2006 e a Resolução CNE/CES nº 3/2007 quanto à carga horária mínima dos cursos superiores mensurada em horas (60 minutos), o efetivo trabalho acadêmico, desenvolvido pelo(a) docente e registrado neste Projeto Pedagógico de Curso, nos Planos de Ensino de cada Disciplina e nos Diários de Classe a elas referentes, deve especificar a carga horária como:
a) preleções e aulas expositivas presenciais, coordenadas e mediadas efetivamente pelo(a) docente em sala de aula;
b) atividades práticas supervisionadas (APS) e acompanhadas pelo (a) professor(a), desenvolvidas externamente à sala de aula.
Para o registro de quaisquer das atividades acadêmicas, tanto no Plano de Ensino, como no Diário de Classe, há dois novos campos a serem preenchidos por todas as Disciplinas e para todas as turmas, com exceção dos Estágios Curriculares Supervisionados:
a) campo da carga horária destinada a preleções e aulas expositivas;
b) campo da carga horária de atividades práticas supervisionadas (APS).
DISCIPLINA | HORAS |
---|---|
1º Semestre | |
Citologia e Histologia | 45h |
Embriologia | 45h |
Anatomia Humana I | 90h |
Introdução as Ciências Sociais e saúde | 30h |
Políticas Públicas de Saúde | 30h |
Contexto Histórico e Exercício Profissional da Enfermagem | 30h |
Bioquímica e Biofísica | 45h |
Imunologia | 45h |
Vivências I | 45h |
2º Semestre | |
Fisiologia I | 45h |
Fisiologia II | 45h |
Anatomia Humana II | 90h |
Produção Textual I | 30h |
Construção Social do Processo Saúde Doença | 30h |
Introdução a Ciências da Enfermagem | 30h |
Farmacologia Aplicada à Assistência de Enfermagem I | 45h |
Microbiologia | 45h |
Vivências II | 45h |
3º Semestre | |
Processos Patológicos Gerais | 45h |
Genética e Biologia Molecular | 45h |
Semiologia e Semiotécnica | 90h |
Políticas e Sistemas de Saúde I | 30h |
Parasitologia | 30h |
Epidemiologia Descritiva | 45h |
Farmacologia Aplicada à Assistência de Enfermagem II | 45h |
Vivências III | 45h |
Produção Textual II | 30h |
4º Semestre | |
Métodos e Técnicas de Investigação Científica | 45h |
Ética e Bioética | 30h |
Epidemiologia Analítica | 45h |
Semiologia e Semiotécnica II | 90h |
Interpretação de Exames laboratoriais | 45h |
Políticas e Sistemas de Saúde II | 30h |
Tópicos Especiais I | 30h |
Sistematização da Assistência de Enfermagem | 45h |
Vivências IV | 45h |
5º Semestre | |
Saúde, Gênero e Direitos humanos | 30h |
Cuidados de Enfermagem em Agravos Transmissíveis | 45h |
Atenção à Saúde da Família | 45h |
Enfermagem na Saúde do Neonato e da criança | 90h |
Segurança do Paciente | 30h |
Tópicos Especiais II | 30h |
Saúde do Adulto I | 45h |
Introdução à Administração e Gerenciamento em Enfermagem | 45h |
Vivências V | 45h |
6º semestre | |
Saúde Mental | 45h |
Saúde do Adolescente e Escolar | 45h |
Saúde do Adulto II | 90h |
Práticas Educativas em Saúde | 30h |
Tecnologias de Informação e Comunicação em saúde | 30h |
Tópicos Especiais III | 30h |
Administração e Gerenciamento em enfermagem | 45h |
Saúde da Mulher I | 45h |
Vivências VI | 45h |
7º Semestre | |
Saúde Mental II | 45h |
Enfermagem em Geriatria e Gerontologia | 45h |
Saúde da Mulher II | 90h |
Atenção básica em saúde | 30h |
Tópicos Especiais IV | 30h |
Enfermagem em Oncologia | 30h |
Enfermagem Cirúrgica I | 45h |
Cuidados de Enfermagem em Situações Críticas I | 45h |
Vivências em Saúde VII | 45h |
8º Semestre | |
Cuidados de Enfermagem em Situações Críticas II | 90h |
Enfermagem Cirúrgica II | 90h |
Estágio Curricular Supervisionado I | 180h |
Vivências em Saúde VIII | 45h |
9º Semestre | |
Estágio Curricular Supervisionado II | 330h |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 45h |
10º Semestre | |
Estágio Curricular Supervisionado III | 330h |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 45h |
Carga Horária Total | 4.110h |
Medias sociais