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O Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Saúde Unyleya – Instituto Leya de Educação Superior está estruturado para responder as necessidades de formação do enfermeiro generalista, humanista, critica e reflexiva, comprometido ética e politicamente para atuar com responsabilidade e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano e das populações, em todos os níveis de complexidade do Sistema Único de Saúde.
Em sua proposta pedagógica enfatiza a integração e mediação das diversas áreas do conhecimento responsáveis pela formação do estudante, de modo a possibilitar a integração teoria-prática, ensino-serviço e, ainda, a aproximação e articulação entre os saberes gerais, específicos e profissionais. Para isso, o processo educativo procura oferecer elementos para que o estudante possa aprender de diferentes formas, em diferentes contextos e desenvolver o seu potencial para transformar realidades.
Constituem objetivos do Curso de Graduação em Enfermagem:
O curso é indicado para pessoas que já concluíram o Ensino Médio, pessoas que estão cursando outra graduação e pessoas que já possuem diploma de Ensino Superior e desejam ingressar na carreira da Enfermagem.
Há quatro grandes áreas de atuação do profissional de Enfermagem, são elas:
Cada uma envolve uma série de possibilidades de atuação no mercado.
A assistência direta ao paciente acontece por meio da contratação do profissional em redes hospitalares, unidades básicas de saúde (postos de saúde), serviços de atendimento pré- hospitalar em urgência e emergência (SAMU), atenção domiciliar (home care), assistência na área de transplantes de órgãos, serviços especializados em Estomaterapia (tratamento de feridas), nefrologia, cardiologia, obstetrícia, neonatologia, pediatria, geriatria, dentre outros. Recentemente, foi regulamentado o funcionamento dos consultórios e clínicas de Enfermagem, ou seja, o enfermeiro poderá realizar o atendimento autônomo à clientela no âmbito individual, coletivo e domiciliar em seus próprios consultórios particulares.
Na área da Gestão, o profissional tem a possibilidade de assumir cargos de coordenação nas unidades hospitalares, unidades básicas de saúde, secretarias de saúde do estado/município e universidades. Existe também a especialização em Enfermagem do Trabalho e Auditoria em Enfermagem, ambas as áreas exercem suas funções em células de gestão das unidades de saúde.
A docência e pesquisa representam outra área de atuação do profissional enfermeiro. Os cursos direcionados à formação técnica profissional em enfermagem estão em expansão, principalmente pelo avanço da área técnica profissionalizante no país. Esse cenário oferece um campo de trabalho promissor para os egressos dos cursos superiores de enfermagem na docência e em programas de pesquisa e extensão vinculados às universidades.
O empreendedorismo trata-se de um campo amplo, no qual o enfermeiro pode vir a atuar promovendo saúde à população ou dedicando-se à sua recuperação, com atendimentos em consultórios particulares, no domicílio (home care) e em cooperativas (terceirização de mão-de-obra), consultorias e auditorias como autônomo ou em empresas, atendimento em eventos (dairy care), ensino (proprietário) ou prestação de serviços especializados: clínicas de vacinação, amamentação, esterilização de material médico-hospitalar, transporte de pacientes, aluguel de equipamentos e comercialização de produtos da área hospitalar.
A organização curricular do Curso de Graduação em Enfermagem é semestral. O limite mínimo estabelecido para a integralização do curso é de cinco anos (dez semestres).
DISCIPLINA | HORAS |
---|---|
1º Semestre | |
Embriologia | 45h |
Anatomia Humana I | 90h |
Introdução as Ciências Sociais e saúde | 30h |
Políticas Públicas de Saúde | 30h |
Contexto Histórico e Exercício Profissional da Enfermagem | 30h |
Bioquímica e Biofísica | 45h |
Imunologia | 45h |
Vivências em Saúde I | 45h |
Citologia e Histologia | 45h |
2º Semestre | |
Farmacologia Aplicada à Assistência de Enfermagem I | 45h |
Vivências em Saúde II | 45h |
Microbiologia | 45h |
Introdução a Ciências da Enfermagem | 30h |
Produção Textual I | 30h |
Fisiologia I | 45h |
Anatomia Humana II | 90h |
Fisiologia II | 45h |
Construção Social do Processo Saúde Doença | 30h |
3º Semestre | |
Parasitologia | 30h |
Produção Textual II | 30h |
Vivências em Saúde III | 45h |
Farmacologia Aplicada à Assistência de Enfermagem II | 45h |
Epidemiologia Descritiva | 45h |
Políticas e Sistemas de Saúde I | 30h |
Semiologia e Semiotécnica | 90h |
Genética e Biologia Molecular | 45h |
Processos Patológicos Gerais | 45h |
4º Semestre | |
Vivências em Saúde IV | 45h |
Sistematização da Assistência de Enfermagem | 45h |
Tópicos Especiais I | 30h |
Políticas e Sistemas de Saúde II | 30h |
Semiologia e Semiotécnica II | 90h |
Epidemiologia Analítica | 45h |
Ética e Bioética | 30h |
Métodos e Técnicas de Investigação Científica | 45h |
Interpretação de Exames laboratoriais | 45h |
5º Semestre | |
Segurança do Paciente | 30h |
Vivências em Saúde V | 45h |
Introdução à Administração e Gerenciamento em Enfermagem | 45h |
Saúde do Adulto I | 45h |
Tópicos Especiais II | 30h |
Enfermagem na Saúde do Neonato e da criança | 90h |
Atenção à Saúde da Família | 45h |
Cuidados de Enfermagem em Agravos Transmissíveis | 45h |
Saúde, Gênero e Direitos humanos | 30h |
6º semestre | |
Administração e Gerenciamento em enfermagem | 45h |
Vivências em Saúde VI | 45h |
Saúde da Mulher I | 45h |
Tópicos Especiais III | 30h |
Práticas Educativas em Saúde | 30h |
Saúde do Adulto II | 90h |
Saúde do Adolescente e Escolar | 45h |
Saúde Mental | 45h |
Tecnologias de Informação e Comunicação em saúde | 30h |
7º Semestre | |
Enfermagem Cirúrgica I | 45h |
Vivências em Saúde VII | 45h |
Cuidados de Enfermagem em Situações Críticas I | 45h |
Enfermagem em Oncologia | 30h |
Tópicos Especiais IV | 30h |
Atenção básica em saúde | 30h |
Saúde da Mulher II | 90h |
Enfermagem em Geriatria e Gerontologia | 45h |
Saúde Mental II | 45h |
8º Semestre | |
Cuidados de Enfermagem em Situações Críticas II | 90h |
Enfermagem Cirúrgica II | 90h |
Estágio Curricular Supervisionado I | 180h |
Vivências em Saúde VIII | 45h |
9º Semestre | |
Estágio Curricular Supervisionado II | 330h |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 45h |
10º Semestre | |
Estágio Curricular Supervisionado III | 330h |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 45h |
Carga Horária Total | 4.110h |
A organização curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto LeYa de Educação Superior é semestral. O limite mínimo estabelecido para a integralização do curso é de cinco anos (dez semestres), com o tempo máximo de conclusão definido conforme Regimento Institucional. O curso totaliza 4110 horas, sendo 2355 horas-aula de atividades teóricas, 720 h de práticas, 885 horas de estágios curriculares obrigatórios, e 150 horas de atividades complementares que somadas equivalem a 274 créditos. Vale destacar que o Curso de Enfermagem prevê na sua organização curricular um conjunto de disciplinas denominadas Vivências em saúde a partir do 1º semestre do curso, o que oportuniza aos estudantes o contato com a realidade do mundo do trabalho em saúde, abrangendo o ambiente hospitalar, a rede básica de saúde, instituições de ensino e organizações não-governamentais.
As atividades práticas supervisionadas (APS) iniciam no 3º semestre, permitindo na disciplina, a efetiva integração teoria e prática, respeitando-se, sempre, as orientações dos serviços de saúde e do Conselho Federal de Enfermagem, através da resolução COFEN nº 371/2010. Já os estágios curriculares obrigatórios ocorrem nos três últimos semestres do curso (8°, 9º e 10º, respectivamente) na rede básica de serviços de saúde e comunidades e em hospitais gerais e especializados e ambulatórios.
Ademais, o Curso de Enfermagem busca desenvolver nas estudantes competências para a atuação num mundo moderno e globalizado, para tanto a organização curricular prevê a utilização de ferramentas tecnológicas em determinadas disciplinas como estratégia de inserção na era tecnológica.
Dessa forma, a matriz curricular está organizada em módulos progressivos e integrados de formação, de acordo com os princípios que regem a assistência ao paciente, em que o desenvolvimento das competências e habilidades do enfermeiro(a), a aquisição de valores éticos e a cultura da sensibilidade estão centrados no conceito de respeito ao paciente.
Essa organização curricular atende ao princípio da política da equidade por reconhecer e valorizar conhecimentos, competências e habilidades e atitudes adquiridas pelo aluno dentro ou fora da escola, inclusive no mundo do trabalho.
A matriz curricular apresenta uma proposta flexível de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, no sentido em que transcende os espaços da sala de aula e da mera transmissão de conhecimentos, permitindo sua construção com base epistemológica por meio da flexibilização de metodologias e abordagens de ensino.
A flexibilização curricular contempla a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na medida em que possibilita diferentes opções de ensino e aprendizagem, incluindo as disciplinas optativas, denominadas de Tópicos Especiais, bem como atividades complementares.
Por fim, para atender ao que dispõem o Parecer CNE/CES n.º 261/2006 e a Resolução CNE/CES nº 3/2007 quanto à carga horária mínima dos cursos superiores mensurada em horas (60 minutos), o efetivo trabalho acadêmico, desenvolvido pelo(a) docente e registrado neste Projeto Pedagógico de Curso, nos Planos de Ensino de cada Disciplina e nos Diários de Classe a elas referentes, deve especificar a carga horária como:
a) preleções e aulas expositivas presenciais, coordenadas e mediadas efetivamente pelo(a) docente em sala de aula;
b) atividades práticas supervisionadas (APS) e acompanhadas pelo (a) professor(a), desenvolvidas externamente à sala de aula.
Para o registro de quaisquer das atividades acadêmicas, tanto no Plano de Ensino, como no Diário de Classe, há dois novos campos a serem preenchidos por todas as Disciplinas e para todas as turmas, com exceção dos Estágios Curriculares Supervisionados:
a) campo da carga horária destinada a preleções e aulas expositivas;
b) campo da carga horária de atividades práticas supervisionadas (APS).
O curso é certificado pelo ILEYA - Instituto Leya de Educação Superior (Escola de Saúde Unyleya) mantido pela Unyleya Editora e Cursos S.A, inscrito no CNPJ 14.019.108/0001-30 e credenciado pela portaria nº 362, de 14 de março de 2017 do MEC.