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4.110 horas

10 semestres

presencial

apresentação

O Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Saúde Unyleya – Instituto Leya de Educação Superior está estruturado para responder as necessidades de formação do enfermeiro generalista, humanista, critica e reflexiva, comprometido ética e politicamente para atuar com responsabilidade e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano e das populações, em todos os níveis de complexidade do Sistema Único de Saúde.

Em sua proposta pedagógica enfatiza a integração e mediação das diversas áreas do conhecimento responsáveis pela formação do estudante, de modo a possibilitar a integração teoria-prática, ensino-serviço e, ainda, a aproximação e articulação entre os saberes gerais, específicos e profissionais. Para isso, o processo educativo procura oferecer elementos para que o estudante possa aprender de diferentes formas, em diferentes contextos e desenvolver o seu potencial para transformar realidades.

objetivos

Constituem objetivos do Curso de Graduação em Enfermagem:

  • desenvolver a capacidade crítica do estudante na análise da realidade de saúde da população;
  • proporcionar situações em que o estudante possa refletir sobre a influência da concepção do indivíduo como um ser histórico e social na determinação do processo saúde-doença;
  • desenvolver habilidades para a realização de ações de cuidado;
  • gerar capacidade de intervenção nos problemas de saúde da população;
  • proporcionar ao estudante o equilíbrio entre o desenvolvimento das competências técnicas, científicas e humanísticas, por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  • permitir ao estudante seu aprendizado interdisciplinar visando à integração entre teoria e prática;
  • buscar o desenvolvimento de atividades acadêmicas integrando o ensino, o serviço de saúde e a comunidade;
  • refletir sobre o processo de trabalho em saúde e na Enfermagem, buscando atuação ética e visando à transformação do modelo assistencial em saúde;
  • desenvolver a capacidade do estudante de atuar na equipe multiprofissional/interdisciplinar de saúde, buscando a integralidade da atenção à saúde do indivíduo;
  • possibilitar a formação técnica e crítica tendo como referência os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
  • público-alvo

    O curso é indicado para pessoas que já concluíram o Ensino Médio, pessoas que estão cursando outra graduação e pessoas que já possuem diploma de Ensino Superior e desejam ingressar na carreira da Enfermagem.

    mercado de trabalho

    Há quatro grandes áreas de atuação do profissional de Enfermagem, são elas:

  • Assistência Direta ao Paciente
  • Gestão
  • Docência e Pesquisa
  • Empreendedorismo

  • Cada uma envolve uma série de possibilidades de atuação no mercado.

    A assistência direta ao paciente acontece por meio da contratação do profissional em redes hospitalares, unidades básicas de saúde (postos de saúde), serviços de atendimento pré- hospitalar em urgência e emergência (SAMU), atenção domiciliar (home care), assistência na área de transplantes de órgãos, serviços especializados em Estomaterapia (tratamento de feridas), nefrologia, cardiologia, obstetrícia, neonatologia, pediatria, geriatria, dentre outros. Recentemente, foi regulamentado o funcionamento dos consultórios e clínicas de Enfermagem, ou seja, o enfermeiro poderá realizar o atendimento autônomo à clientela no âmbito individual, coletivo e domiciliar em seus próprios consultórios particulares.

    Na área da Gestão, o profissional tem a possibilidade de assumir cargos de coordenação nas unidades hospitalares, unidades básicas de saúde, secretarias de saúde do estado/município e universidades. Existe também a especialização em Enfermagem do Trabalho e Auditoria em Enfermagem, ambas as áreas exercem suas funções em células de gestão das unidades de saúde.

    A docência e pesquisa representam outra área de atuação do profissional enfermeiro. Os cursos direcionados à formação técnica profissional em enfermagem estão em expansão, principalmente pelo avanço da área técnica profissionalizante no país. Esse cenário oferece um campo de trabalho promissor para os egressos dos cursos superiores de enfermagem na docência e em programas de pesquisa e extensão vinculados às universidades.

    O empreendedorismo trata-se de um campo amplo, no qual o enfermeiro pode vir a atuar promovendo saúde à população ou dedicando-se à sua recuperação, com atendimentos em consultórios particulares, no domicílio (home care) e em cooperativas (terceirização de mão-de-obra), consultorias e auditorias como autônomo ou em empresas, atendimento em eventos (dairy care), ensino (proprietário) ou prestação de serviços especializados: clínicas de vacinação, amamentação, esterilização de material médico-hospitalar, transporte de pacientes, aluguel de equipamentos e comercialização de produtos da área hospitalar.

    organização curricular

    A organização curricular do Curso de Graduação em Enfermagem é semestral. O limite mínimo estabelecido para a integralização do curso é de cinco anos (dez semestres).

    DISCIPLINA HORAS
    1º Semestre
    Citologia e Histologia 45h
    Embriologia 45h
    Anatomia Humana I 90h
    Introdução as Ciências Sociais e saúde 30h
    Políticas Públicas de Saúde 30h
    Contexto Histórico e Exercício Profissional da Enfermagem 30h
    Bioquímica e Biofísica 45h
    Imunologia 45h
    Vivências em Saúde I 45h
    2º Semestre
    Fisiologia I 45h
    Fisiologia II 45h
    Anatomia Humana II 90h
    Produção Textual I 30h
    Construção Social do Processo Saúde Doença 30h
    Introdução a Ciências da Enfermagem 30h
    Farmacologia Aplicada à Assistência de Enfermagem I 45h
    Microbiologia 45h
    Vivências em Saúde II 45h
    3º Semestre
    Processos Patológicos Gerais 45h
    Genética e Biologia Molecular 45h
    Semiologia e Semiotécnica 90h
    Políticas e Sistemas de Saúde I 30h
    Parasitologia 30h
    Epidemiologia Descritiva 45h
    Farmacologia Aplicada à Assistência de Enfermagem II 45h
    Vivências em Saúde III 45h
    Produção Textual II 30h
    4º Semestre
    Métodos e Técnicas de Investigação Científica 45h
    Ética e Bioética 30h
    Epidemiologia Analítica 45h
    Semiologia e Semiotécnica II 90h
    Interpretação de Exames laboratoriais 45h
    Políticas e Sistemas de Saúde II 30h
    Tópicos Especiais I 30h
    Sistematização da Assistência de Enfermagem 45h
    Vivências em Saúde IV 45h
    5º Semestre
    Saúde, Gênero e Direitos humanos 30h
    Cuidados de Enfermagem em Agravos Transmissíveis 45h
    Atenção à Saúde da Família 45h
    Enfermagem na Saúde do Neonato e da criança 90h
    Segurança do Paciente 30h
    Tópicos Especiais II 30h
    Saúde do Adulto I 45h
    Introdução à Administração e Gerenciamento em Enfermagem 45h
    Vivências em Saúde V 45h
    6º semestre
    Saúde Mental 45h
    Saúde do Adolescente e Escolar 45h
    Saúde do Adulto II 90h
    Práticas Educativas em Saúde 30h
    Tecnologias de Informação e Comunicação em saúde 30h
    Tópicos Especiais III 30h
    Administração e Gerenciamento em enfermagem 45h
    Saúde da Mulher I 45h
    Vivências em Saúde VI 45h
    7º Semestre
    Saúde Mental II 45h
    Enfermagem em Geriatria e Gerontologia 45h
    Saúde da Mulher II 90h
    Atenção básica em saúde 30h
    Tópicos Especiais IV 30h
    Enfermagem em Oncologia 30h
    Enfermagem Cirúrgica I 45h
    Cuidados de Enfermagem em Situações Críticas I 45h
    Vivências em Saúde VII 45h
    8º Semestre
    Cuidados de Enfermagem em Situações Críticas II 90h
    Enfermagem Cirúrgica II 90h
    Estágio Curricular Supervisionado I 180h
    Vivências em Saúde VIII 45h
    9º Semestre
    Estágio Curricular Supervisionado II 330h
    Trabalho de Conclusão de Curso I 45h
    10º Semestre
    Estágio Curricular Supervisionado III 330h
    Trabalho de Conclusão de Curso II 45h
    Carga Horária Total 4.110h

    duração do curso

    A organização curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto LeYa de Educação Superior é semestral. O limite mínimo estabelecido para a integralização do curso é de cinco anos (dez semestres), com o tempo máximo de conclusão definido conforme Regimento Institucional. O curso totaliza 4110 horas, sendo 2355 horas-aula de atividades teóricas, 720 h de práticas, 885 horas de estágios curriculares obrigatórios, e 150 horas de atividades complementares que somadas equivalem a 274 créditos. Vale destacar que o Curso de Enfermagem prevê na sua organização curricular um conjunto de disciplinas denominadas Vivências em saúde a partir do 1º semestre do curso, o que oportuniza aos estudantes o contato com a realidade do mundo do trabalho em saúde, abrangendo o ambiente hospitalar, a rede básica de saúde, instituições de ensino e organizações não-governamentais.

    As atividades práticas supervisionadas (APS) iniciam no 3º semestre, permitindo na disciplina, a efetiva integração teoria e prática, respeitando-se, sempre, as orientações dos serviços de saúde e do Conselho Federal de Enfermagem, através da resolução COFEN nº 371/2010. Já os estágios curriculares obrigatórios ocorrem nos três últimos semestres do curso (8°, 9º e 10º, respectivamente) na rede básica de serviços de saúde e comunidades e em hospitais gerais e especializados e ambulatórios.

    Ademais, o Curso de Enfermagem busca desenvolver nas estudantes competências para a atuação num mundo moderno e globalizado, para tanto a organização curricular prevê a utilização de ferramentas tecnológicas em determinadas disciplinas como estratégia de inserção na era tecnológica.

    Dessa forma, a matriz curricular está organizada em módulos progressivos e integrados de formação, de acordo com os princípios que regem a assistência ao paciente, em que o desenvolvimento das competências e habilidades do enfermeiro(a), a aquisição de valores éticos e a cultura da sensibilidade estão centrados no conceito de respeito ao paciente.

    Essa organização curricular atende ao princípio da política da equidade por reconhecer e valorizar conhecimentos, competências e habilidades e atitudes adquiridas pelo aluno dentro ou fora da escola, inclusive no mundo do trabalho.

    A matriz curricular apresenta uma proposta flexível de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, no sentido em que transcende os espaços da sala de aula e da mera transmissão de conhecimentos, permitindo sua construção com base epistemológica por meio da flexibilização de metodologias e abordagens de ensino.

    A flexibilização curricular contempla a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na medida em que possibilita diferentes opções de ensino e aprendizagem, incluindo as disciplinas optativas, denominadas de Tópicos Especiais, bem como atividades complementares.

    Por fim, para atender ao que dispõem o Parecer CNE/CES n.º 261/2006 e a Resolução CNE/CES nº 3/2007 quanto à carga horária mínima dos cursos superiores mensurada em horas (60 minutos), o efetivo trabalho acadêmico, desenvolvido pelo(a) docente e registrado neste Projeto Pedagógico de Curso, nos Planos de Ensino de cada Disciplina e nos Diários de Classe a elas referentes, deve especificar a carga horária como:

    a) preleções e aulas expositivas presenciais, coordenadas e mediadas efetivamente pelo(a) docente em sala de aula;

    b) atividades práticas supervisionadas (APS) e acompanhadas pelo (a) professor(a), desenvolvidas externamente à sala de aula.

    Para o registro de quaisquer das atividades acadêmicas, tanto no Plano de Ensino, como no Diário de Classe, há dois novos campos a serem preenchidos por todas as Disciplinas e para todas as turmas, com exceção dos Estágios Curriculares Supervisionados:

    a) campo da carga horária destinada a preleções e aulas expositivas;

    b) campo da carga horária de atividades práticas supervisionadas (APS).

    certificação

    O curso é certificado pelo ILEYA - Instituto Leya de Educação Superior (Escola de Saúde Unyleya) mantido pela Unyleya Editora e Cursos S.A, inscrito no CNPJ 14.019.108/0001-30 e credenciado pela portaria nº 362, de 14 de março de 2017 do MEC.

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