pós-graduação híbrida em

AUDITORIA EM SISTEMAS DE SAÚDE COM VIVÊNCIAS INTEGRADAS

360 horas

híbrido

por que uma
pós-graduação
híbrida?

  • Atividades online para fixação e avaliação de conteúdo – tanto individual quanto em grupo.
  • Aulas remotas ao vivo com professores da disciplina e oportunidade de interação com colegas de sala.
  • Aulas práticas presenciais para aplicação da teoria na vivência da profissão.

apresentação

Em nossa era de crescente complexidade organizacional e de mercados cada vez competitivos e globalizados, de maior interconexão entre países e sociedade, a gestão de sistemas de saúde exige conhecimento adequado, preciso e tempestivo para tomada de decisão em áreas cada dia mais técnicas e mais essenciais. Em função disso, a atividade de auditoria destes sistemas e de suas organizações componentes, tanto de desempenho quanto de conformidade, tem se destacado como instrumento de fiscalização e controle mais adequado às necessidades de gerenciamento das informações deste segmento do ambiente do setor saúde.

Assim, a proposta deste curso é atender esta demanda do mercado de trabalho do setor, tendo como objetivo formar profissionais com competências para auditar a gestão e a operação de sistemas de saúde, possibilitando uma visão global de auditoria e o entendimento conceitual e operacional das diversas atividades destes sistemas e de suas estruturas componentes.

Controlar e fiscalizar custos, analisar os resultados, prontuários e formar corretamente os gastos dos serviços de saúde prestados, são fatores que levam à necessidade de um melhor gerenciamento das informações, para que as diversas alternativas sejam adequadamente conhecidas e mensuradas. Em função disso, a atividade de auditoria tem se destacado no controle no ambiente da gestão dos sistemas de saúde, sendo considerada como uma área estratégica e vital para a operação e planejamento dos serviços de saúde.

O auditor de sistemas de saúde irá atuar no nível estratégico dos sistemas organizacionais de saúde, tanto no setor público (SUS) quanto nos sistemas privados, visando dotar os interessados (stakeholders) de informações confiáveis que permitam a tomada de decisões corretas, eficientes e eficazes.

objetivos

Desenvolver competências e técnicas de auditoria contemporâneas que permitam identificar e apresentar soluções aos problemas administrativos na área da saúde para a tomada de decisão.

Estimular a troca de experiência entre os participantes, bem como a realização conjunta de estudos de casos de auditoria em sistemas de saúde.

Atender às necessidades de desenvolvimento gerencial de auditores e executivos que atuam em vários segmentos do setor Saúde, integrando atualizado tecnologias e práticas de auditoria fornecendo confiança para atuar em diversas funções gerenciais.

Identificar e compreender as fases do processo de auditoria em sistemas de saúde.

Conhecer e saber utilizar as ferramentas e técnicas necessárias à realização da auditoria em sistemas de saúde.

Compreender o universo do sistema de saúde brasileiro, suas organizações, seu funcionamento, sua normatização e seu financiamento, bem assim o conjunto de sistemas de informação específicos disponíveis.

Identificar e compreender as fases do processo de certificação de organizações hospitalares.

público-alvo

Portadores de diplomas de graduação em medicina, enfermagem, saúde pública, odontologia, farmácia, ciências contábeis e de outros cursos similares emitidos por entidades reconhecidas pelo MEC, que atuem ou tenham interesse em atuar na auditoria em sistemas de saúde públicos e privados.

mercado de trabalho

Devido à crescente utilização de tecnologia no ambiente das organizações de saúde a ao envelhecimento progressivo médio da população mundial e nacional, as despesas com saúde consomem parcelas significativas e crescentes das economias nacionais. O Brasil se encontra inserido integralmente nesta situação, tornando-se mias delicada a situação por ser país de baixo PIB per capita. A boa gestão dos recursos aplicados nesta atividade torna-se assim crucial e de enorme relevância social e econômica.

Neste cenário, a boa gestão dos sistemas de saúde, em particular do Sistema Único de Saúde, demanda modernas técnicas de gestão, procedimentos de certificação, que solicitam atividades constantes de auditoria de políticas, metas e procedimentos, muitos agora realizados em ambiente informatizado.

Este estado de coisa demanda um novo perfil do auditor que tua em sistemas de saúde, solicitando que os profissionais que pretendem atuar nesta área e mesmo os que já nela se encontram atualizem seus conhecimentos e habilidades permanentemente. Este é o desafio a ser superado que deseja ocupar uma das vagas deste crescente mercado de trabalho.

Ademais, a boa gestão dos recursos destinados à saúde, no Brasil, permitirá que a sociedade brasileira seja atendida de forma digna e humana, o que ainda não acontece nos dias que correm.

Buscando harmonizar temas relacionados à Gestão e à Auditoria, o curso prepara o aluno para ser um profissional de alto desempenho na auditoria em sistemas de saúde. Desta sorte este profissional poderá atuar em quaisquer organizações de saúde dos sistemas público e privados, como em estruturas do Ministério da Saúde e Secretarias estaduais e municipais de saúde, bem assim hospitais públicos. NO setor privado, em seguradoras de planos de saúde, bem assim hospitais e clínicas.

organização curricular

DISCIPLINA HORAS
AUDITORIA EM SISTEMAS DE SAÚDE COM VIVÊNCIAS
Desenvolvimento Pessoal e Profissional nas Carreiras da Saúde 40h
Política Pública e Legislação em Saúde 40h
Bioética e Ética em Auditoria em Saúde 40h
Comunicação de Resultados na Auditoria Hospitalar: Relatórios e Indicadores 40h
Acreditação e Qualidade Hospitalar 40h
Auditoria em Unidades de Enfermagem 40h
Estrutura e Funções de Sistemas de Saúde 40h
Gestão em Saúde por Sistemas Integrados 40h
Auditoria em Sistemas Saúde: SUS e sistemas privado 40h
Carga Horária Total 360h
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* 60h
Carga Horária Total com TCC 420h
*O TCC é opcional e tem custo adicional.

duração do curso

Oferecer-se-á o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Auditoria em Sistemas de Saúde
com Vivências Integradas com duração aproximada de 09 (nove) meses.

certificação

O curso é autorizado pelo Ministério da Educação - MEC, por meio da Portaria nº 362 de
14 de março de 2017 e com validade em todo o território nacional. Atende às exigências da Resolução CNE/CES nº 01, de 6 de abril de 2018 e do Decreto Federal nº 9.057/2017.

investimento

Consulte para mais informações.

Falar por WhatsApp: